Neste sábado, 8 de março, mulheres de diversos movimentos e organizações sociais de Vitória da Conquista se reúnem na Praça Nove de Novembro, a partir das 8h, para um grande ato em defesa da democracia, por trabalho digno, reparação e bem viver, contra o fascismo e o racismo.
A mobilização, organizada pelo Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista, reúne entidades, sindicatos e coletivos que lutam por direitos e contra as diversas formas de opressão que afetam mulheres e grupos marginalizados. O evento contará com apresentações culturais, discursos e manifestações artísticas que reforçam a importância da data como um momento de luta e resistência.
O 8 de Março marca a história das mulheres na reivindicação por melhores condições de vida e trabalho, além da luta por equidade e justiça social. Este ano, as pautas do ato reforçam a necessidade de políticas públicas que garantam dignidade e respeito às mulheres, incluindo o combate ao racismo, a defesa da democracia e o direito ao trabalho digno.
O evento contará com apresentações de artistas locais, como a Banda Baile Solto, Manno di Souza, Walter Lajes e o cordelista Marcos Duarte. Além da programação artística, o ato será um espaço de diálogo e fortalecimento das pautas feministas na cidade.
A construção do movimento é feita de forma coletiva por diversas organizações e entidades, incluindo: