tve baiano
Governo

Reforma ministerial começa com nomeação do publicitário Sidônio Palmeira para Secom

Lula substitui Paulo Pimenta pelo conquistense que coordenou a comunicação da campanha presidencial de 2022

07/01/2025 17h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Lucas Leffa/Secom-PR
Lucas Leffa/Secom-PR

O publicitário baiano Sidônio Palmeira aceitou o convite do presidente Lula e vai assumir o comando da Secretaria de Comunicação Social - Secom, substituindo o gaúcho Paulo Pimenta. Na tarde desta terça (7), os dois foram à sala reservada para a imprensa, no Palácio do Planalto, para conversar com os jornalistas que cobrem o dia a dia do poder executivo.

"É um segundo tempo que estamos começando. Terminou o primeiro tempo, estamos começando o segundo tempo. Como se fosse uma corrida de baliza que vai entregar, já tem um avanço, uma evolução. Agora, a gente vai pegar para frente, acho que isso também é muito importante", disse.

"É um grande desafio. Eu mesmo vou me cobrar", declarou o baiano. "A comunicação é um negócio muito interessante para um governo. O que a gente precisa que aconteça, é ter a expectativa com o governo, a gestão e a percepção popular equilibrados no mesmo ponto".

Natural de Vitória da Conquista, além das campanhas presidenciais de 2018 e de 2022, Sidônio Palmeira já coordenou campanhas petistas que elegeram Zé Raimundo e Guilherme Menezes como prefeitos da cidade e as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa para o governo do Estado.

"Venho da iniciativa privada, nunca fui de governo, mas a comunicação não é somente aqui na Secom. Comunicação do governo é o governo como um todo, porque tem a política, tem a gestão e tem a comunicação. Esses três entes são interligados, são transversais e é importante que isso aconteça", explicou.

Pimenta afirmou que a entrada de Sidônio atende a uma atual necessidade notada pelo presidente Lula. "O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, a criatividade, a capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação", afirmou. "Sidônio é uma pessoa que tem todas as qualidades necessárias para fazer um grande trabalho. Nós temos o mesmo objetivo, que é o sucesso do nosso governo, do nosso projeto, o que nós achamos que é fundamental para o Brasil", completou.

A nomeação de Sidônio deve ser publicada até sexta-feira no Diário Oficial da União.

Em evento do PT, no início de dezembro do ano passado, o presidente Lula admitiu erros na comunicação do governo, apontando para a possível mudança dentro da reforma ministerial que se desenhava para o início deste ano. Em sua avaliação, o governo faz entregas, mas a sociedade não tem informações sobre o que é feito.

"Nesses dois anos de governo, já fiz muito mais entrega de políticas públicas à sociedade do que fiz nos oito anos anteriores. Eu sinto que, cada vez que eu viajo, converso, que atendo ministro que nós não estamos entregando de forma adequada para que a sociedade tenha as informações daquilo que nós fizemos", comentou Lula. "Há um erro no governo na questão da comunicação, e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não estamos nos comunicando bem", acrescentou. 

Outras mudanças na liderança de ministérios devem acontecer no início de fevereiro, após o resultado das eleições para presidentes da Câmara e do Senado.

Ele1 - Criar site de notícias