Salvador sediará entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20. A ministra Margareth Menezes participa das atividades realizadas no Centro de Convenções Salvador. A Reunião Ministerial, que será finalizada com a Declaração dos Ministros, acontecerá no dia 8 de novembro. Já entre os dias 5 e 7 de novembro acontecem as reuniões técnicas do Grupo de Trabalho de Cultura do G20.
“A cultura precisa ser encarada como área estratégica em todas as dimensões, pois tem papel central nas políticas de desenvolvimento social de qualquer país. Ao dialogarmos com representantes de delegações dos países membros do G20 mostramos ao mundo o potencial transformador da cultura na sociedade, seu impacto na economia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo”, destaca a ministra.
A terceira reunião presencial marca também o último encontro do GT presidido pelo Ministério da Cultura (MinC), também será a última reunião do ciclo de encontros temáticos do G20. Depois de Salvador, acontecerá a Reunião de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (18 e 19 de novembro). O GT de Cultura iniciou as atividades em março, no formato online, depois promoveu reuniões em Brasília (maio), Rio de Janeiro (agosto) e a última online em outubro.
Até o momento, mais de 120 autoridades estão credenciadas para o encontro na capital baiana. Entre elas estão os Ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul, União Africana, Vice-Ministro adjunto da Rússia, Vice-Ministro do Japão, Vice-Ministro da Coreia do Sul, Vice-Ministro da China, Vice-Ministro de Portugal. Somam-se a eles o Embaixador da União Europeia, a Embaixadora de Singapura, o Embaixador da Noruega, o Diretor-Geral adjunto da Unesco, a presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Diretora-Geral do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC).
A reunião do G20 da Cultura em Salvador é uma realização do Ministério da Cultura, OEI e Unesco. Conta com o apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador e parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Temas prioritários
Durante os dias de evento, as equipes seguem com as discussões sobre os quatro eixos temáticos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.
“Conseguimos debater temas que são importantíssimos sobre o potencial da cultura de impactar o desenvolvimento sustentável, promovendo um mundo mais justo e inclusivo, com respeito à diversidade cultural e à riqueza do patrimônio cultural dos países”, afirma o coordenador do GT de Cultura no G20, Bruno Melo.
Além da Reunião de Ministros da Cultura e das Reuniões Técnicas, a programação conta com eventos paralelos, jantares e atividades culturais.
Sobre o G20
Este é o quarto ano de reuniões do Grupo de Trabalho de Cultura do G20. O Grupo foi criado em 2021, na presidência da Itália. Em seguida, foram realizadas reuniões na Indonésia, na Índia e, agora, no Brasil, que assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e ocupa o cargo até 30 de novembro deste ano.
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, acontecerá a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Está previsto a participação de 18 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. Durante a Presidência do Brasil no G20, foram realizadas 130 reuniões, sendo 24 ministeriais, em 15 cidades-sede das cinco regiões do país.
Em 2025, a África do Sul será a sede do G20 assumindo a presidência oficial do evento. O país será o primeiro do continente africano a sediar os encontros do Grupo dos Vinte. O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Seminário
Reconhecendo o papel vital do setor cultural na construção de um mundo justo e de um planeta sustentável, o Ministério da Cultura realiza, paralelamente ao G20, nos dias 4 e 5 de novembro, o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudanças do Clima, no Centro de Convenções Salvador.
A iniciativa visa reunir diversas experiências nacionais e internacionais da cultura em suas várias dimensões para a ação climática e avançar as discussões sobre o potencial do setor cultural no enfrentamento das mudanças do clima e na promoção futuros mais justos. A proposta é reunir estudiosos das áreas, autoridades políticas e jornalistas em painéis, oficinas e workshops com temáticas diversas.
Serviço
Reunião de Ministros de Cultura e do Grupo de Trabalho de Cultura do G20
Data: 4 a 8 de novembro (segunda a sexta-feira)
Local: Centro de Convenções Salvador
Endereço: Avenida Octávio Mangabeira, nº 5.490, Boca do Rio, Salvador (BA)