Bahia sem fome
Cinema

Cine Movimenta Centro oferece recursos para pessoas com deficiência

Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro contam com recursos especiais de acessibilidade

24/09/2024 13h40
Por: Redação
Fonte: Cine Movimenta
Foto: Lua Ife
Foto: Lua Ife

O Cine Movimenta Centro, iniciativa que exibe gratuitamente obras do cinema brasileiro nos Centros de Cultura de cidades baianas, tem se destacado nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro, promovendo uma experiência cinematográfica inclusiva com foco em acessibilidade. A cada 15 dias, o projeto oferece sessões adaptadas com audiodescrição, Libras e legendas CC (Closed Caption).

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como uma língua independente em 2002, com a promulgação da Lei nº 10.436, que a estabeleceu como o meio de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil. Em 2020, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) determinou que todas as salas de cinema no país devem disponibilizar recursos de acessibilidade, especialmente Libras e audiodescrição, recurso voltado para pessoas com deficiência visual.

Com uma equipe treinada sob a orientação de Sandra Rosa, Consultora de Acessibilidade, o projeto tem como objetivo transformar a forma como a cultura é consumida, respeitando a diversidade humana. Sandra destaca que a inclusão um dever, uma questão de respeito e uma mudança necessária na sociedade.

As sessões às 15 horas, realizadas quinzenalmente nos Centros de Cultura. O projeto oferece acesso a filmes brasileiros que normalmente não são exibidos nos cinemas, promovendo a cultura nacional e criando oportunidades para a comunidade surda. 

O Cine Movimenta Centro conta com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, que visa fortalecer ações emergenciais no setor cultural, demonstrando o compromisso com a inclusão e o acesso à cultura para todos.

Ele1 - Criar site de notícias