Principal indicador de qualidade na educação do país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia as escolas públicas, divulgou os resultados de sua última edição. O destaque é o fato de muitas regiões apresentarem estagnação ou até retrocesso nos anos finais do ensino fundamental. No entanto, houve melhora nos primeiros anos do fundamental.
Alguns municípios da região Nordeste se destacaram positivamente, com diversas cidades registrando crescimento na média do Ideb e uma notável elevação nas notas de matemática. Vitória da Conquista se sobressaiu no índice de 2023, obtendo o melhor desempenho nos anos iniciais entre os dez maiores municípios baianos, com uma nota de 5,6, superando a meta de 5,5 estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No entanto, nos anos finais, o município registrou uma nota de 4,1, abaixo da meta de 4,7. A Prefeitura atribuiu essa queda aos impactos da pandemia, que afetou diversos setores, incluindo a educação. O cenário nacional também refletiu essa tendência, com melhorias pontuais nos anos iniciais, mas um desempenho abaixo das metas nos anos finais e no ensino médio.
Enquanto a média do período caiu 2,1% em nível nacional, cidades no Nordeste registraram um crescimento expressivo de 4,3%. A elevação foi ainda mais significativa em matemática: enquanto a média nacional cresceu apenas 0,1%, cidades da região viram um aumento de 3,8% em suas notas.