Bahia sem fome
CINEMA

Filme de cineasta da Uesb é premiado no Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024

O filme acumula 20 prêmios nacionais e internacionais além de marcar presença em mais de 35 mostras e festivais de cinema.

31/08/2024 07h49
Por: Redação
Fonte: Ascom Uesb
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A 23ª edição do Prêmio Grande Otelo de Cinema ocorreu na quarta-feira, dia 28, no Rio de Janeiro. O curta-metragem "Mulher Vestida de Sol", da professora e cineasta Patrícia Moreira, destacou-se na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, conferindo maior visibilidade à produção audiovisual da Uesb.

Com direção, roteiro e produção da professora Patrícia, o curta-metragem contou com a colaboração de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, que integraram a equipe de execução do projeto. O filme foi realizado por meio de um edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) para o 2º Festival Cultural da Instituição.

A narrativa do curta revisita vidas passadas, encontros ancestrais e o despertar da autoconsciência. Para Patrícia, essa conquista é significativa para a representatividade feminina e do interior da Bahia no cinema nacional. Ao receber o prêmio mais importante do cinema no Brasil, a cineasta acredita que inspira outros cineastas, artistas e, especialmente, mulheres a se imaginarem também no topo.

Além disso, a premiação amplia as oportunidades e perspectivas para outros cineastas e animadores que buscam no cinema de animação um encontro estético e uma experiência artística. Participar de eventos de grande relevância no cinema expande a voz e expressão artística de maneira exponencial, segundo a cineasta.

Ao longo dos dois anos desde o lançamento de "Mulher Vestida de Sol", o filme acumulou 20 prêmios nacionais e internacionais e foi exibido em mais de 35 mostras e festivais de cinema. Patrícia acredita que essas premiações são um reflexo de seu trabalho e dedicação, além de evidenciar a qualidade do curso de cinema da Uesb, que celebra 15 anos de existência, em conjunto com as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.

Ela também enfatiza a importância de produções como essa no mercado audiovisual, onde é crucial estar sempre visível e em constante desenvolvimento. Segundo Patrícia, um prêmio dessa magnitude abre possibilidades de conexão com parceiros em diversas camadas do setor.

Ele1 - Criar site de notícias