No próximo dia 11, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, recebe a sexta edição do Sarau Somos Vozes, projeto que celebra a arte e cultura do Sudoeste da Bahia. O evento, que terá início às 19h, abrirá os portões às 18h30, convidando o público para uma experiência cultural rica e diversificada. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis para retirada na plataforma Sympla.
Este ano, o Sarau Somos Vozes tem como tema "A Arte de Vitória da Conquista e Região", destacando-se com uma rica programação que entrelaça música, poesia, teatro e elementos da cultura popular. Entre as atrações estão o grupo Marujada Mirim, com sua percussão feita de materiais reciclados, e o Samba de Criola, que trará cantigas das tradições religiosas de matriz africana do sertão. Além disso, a programação se enriquece com performances da dançarina Andressa Oliveira, da poetisa Gisberta Kali, e do ator Rafael Brandão, integrante do Coletivo Poc, cada um trazendo sua arte para o palco do Sarau.
O Show Somos Vozes, peça central do Sarau, promete emocionar com um repertório que honra nomes da música local, além de introduzir artistas contemporâneos, que renovam a cena artística da região: Géssica Maria, Teu Soares e Lucas Gerbazi se juntam aos músicos Douglas Campos, Filipe Moreno, Emílio Baze e David Prates em um espetáculo em homenagem à diversidade artística do Sudoeste da Bahia.
Além das atrações, o público terá a oportunidade de apreciar uma exposição de desenhos feitos por crianças e adolescentes do quilombo urbano Beco de Vó Dôla. Os desenhos foram resultado de uma oficina realizada pelo projeto no último dia 13, na comunidade localizada no bairro Pedrinhas, sob a supervisão da artista visual Thassila Marina.
O Sarau Somos Vozes é uma iniciativa criada no ano de 2019, que vem crescendo e se consolidando como um dos principais eventos culturais de Vitória da Conquista. Para Lucas Gerbazi, um dos fundadores, a missão central do projeto é preservar e valorizar a cultura local.
"Além de abrir espaço para artistas se apresentarem, nosso trabalho envolve uma pesquisa constante para descobrir novos talentos e tendências em nossa cidade. Queremos garantir que todas as expressões artísticas tenham um lugar para se apresentar", explica. Ele ressalta que o Sarau é uma celebração da diversidade. "Buscamos democratizar espaços, como o Centro de Cultura, proporcionando oportunidades para artistas que talvez nunca tenham tido a chance de se apresentar lá. É sobre inclusão, é sobre dar voz e visibilidade a todos que têm algo a dizer através da arte".
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Sarau Somos Vozes 6ª edição - A Arte de Vitória da Conquista e Região
Data: 11/05/2024
Horário: 19h (abertura dos portões às 18h30)
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz - Candeias)
Ingressos: Gratuitos (retirada no site Sympla - https://www.sympla.com.br/evento/sarau-somos-vozes-a-arte-de-vitoria-da-conquista-e-regiao-6-edicao/2428949)
Classificação: Livre
Realização: Coletivo Somos Vozes