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A música Cheiro de Amor faz parte do disco Mel, um dos mais elogiados da carreira de Maria Bethânia. Mas o que muita gente não sabe é que a ideia inicial dessa canção não foi da cantora, mas do publicitário Duda Mendonça, que criou um jingle para um motel em 1979.
A composição foi gravada para a campanha de Dia dos Namorados do Motel Le Royale, localizado em Salvador, na Bahia.
No livro Casos e Coisas, Duda contou que a faixa fez tanto sucesso que na época eles tiveram que produzir cópias do disco para entregar de brinde aos frequentadores do local.
Se prestarmos atenção na letra, realmente faz sentido associação a um motel. Mas o mais interessante é que, em nenhum dos seus versos, há menção ao nome Le Royale.
Nas rádios, apenas ao final aparecia a assinatura sonora do local, para que os ouvintes fizessem a ligação com a marca. Dá uma olhada no seu trecho principal:
De repente fico rindo à toa sem saber por que
E vem a vontade de sonhar de novo te encontrar
Foi tudo tão de repente, eu não consigo esquecer
E confesso tive medo, quase disse não
Mas o seu jeito de me olhar, a fala mansa meio rouca
Foi me deixando quase louca já não podia mais pensar
Eu me dei toda para você
Como Cheiro de Amor entrou para o disco Mel
Duda Mendonça conta também no livro que, um belo dia, depois da repercussão do jingle, ele recebeu a ligação de ninguém mais ninguém menos que Maria Bethânia.
Ela lhe pediu permissão para gravá-lo como uma música e incluí-lo em um disco que estava para ser lançado.
É claro que o publicitário disse sim à proposta de uma das maiores compositoras brasileiras de todos os tempos. E foi assim que Cheiro de Amor entrou para o icônico álbum Mel e se tornou uma das músicas mais ouvidas de 1979.
Para o livro História Sexual da MPB, a própria artista contou como se interessou pela música. Ela disse que sempre tinha o hábito de ligar o rádio quando visitava a Bahia. Em uma dessas ocasiões, ouviu o jingle do motel repetidas vezes e se apaixonou.
Como ela já havia gravado um filme para a empresa de Duda, ficou fácil de entrar em contato com ele e fazer o pedido.
Considerando que a canção original era bem curta, Maria Bethânia pediu a ajuda dos compositores Jota Moraes e Paulo Sérgio Valle para criar mais uma parte para a letra e transformá-la em uma música de mais de 2 minutos de duração.
O que eles fizeram foi simplesmente replicar a estrofe que já existia e mudar um pouco o último verso.
Repercussão e importância da música
A inclusão de Cheiro de Amor em Mel tem tudo a ver com a proposta do disco, que conta com outras faixas de apelo sensual e que abordam a sensualidade feminina livre de tabus e repressões.
Assim como o antigo jingle, outras faixas de Mel também têm essa pegada mais empoderada, visceral e apaixonada. É o caso de Grito de Alerta, Amando Sobre Os Jornais e Loucura. Bethânia sempre à frente de seu tempo, não é mesmo?
Parece que era esse tipo de música que vendia na época, porque Mel foi o primeiro álbum de uma cantora brasileira a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas no país!
Muito além da própria produção musical da cantora, Cheiro de Amor também reflete um momento de liberdade de todas as mulheres na música popular brasileira.
A partir dessa fase, elas passaram a cantar sobre o amor de uma forma mais aberta e desprendida, como os homens já faziam muito antes.