Em reunião das comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher, e de Saúde e Assistência Social, da Câmara Municipal de Vereadores, foi decidido que as comissões vão apurar os problemas apontados no relatório da Auditoria Nº 4.384 da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, realizada no Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista.
Diante do que foi exposto no relatório ao qual as comissões e o Conselho Municipal de Saúde tiveram acesso recentemente, os vereadores buscarão averiguar se os problemas permanecem e identificar os seus responsáveis. “Diante de todas as notificações feitas, todas comprometendo a assistência e a segurança dos pacientes, nós estaremos fazendo uma visita para constatar se essas não-conformidades ainda permanecem”, explica a vereadora Viviane Sampaio (PT), presidente das duas comissões. “Vamos, a partir dessas constatações, individualizar cada responsável pela omissão ou não-ação conforme o Relatório de Auditoria”, completa.
Entre as irregularidade apontadas pela Auditoria estão:
A vereadora também explicou que esses problemas podem ocasionar a interrupção de alguns serviços ofertados atualmente pelo Hospital. “A gente tem uma grande preocupação com a ameaça de se perder a referência do Esaú Matos para a gestação de alto risco, bem como a habilitação da UTI Neonatal Tipo II. Isso compromete não só a assistência em Vitória da Conquista, mas toda a região Sudoeste”, pontua.
Além da vereadora Viviane, fazem parte das comissões os vereadores Alexandre Xandó (PT), Dinho dos Campinhos (PP), Ricardo Babão (PCdoB) e Lúcia Rocha (MDB), que não participou da reunião nesta quinta (9).