Topo Geral
7 de setembro

Movimentos irão fazer Grito dos Excluídos em Conquista

Atos serão realizados em todo o Brasil com o tema Vida em primeiro lugar

03/09/2021 17h56
Por: Redação
136
Organização orienta pelo uso da máscara e do álcool em gel (Foto: Thiago Gama)
Organização orienta pelo uso da máscara e do álcool em gel (Foto: Thiago Gama)

Sem os desfiles cívicos e militares, o 7 de setembro de 2021 será marcado por manifestações nas ruas de todo o Brasil, principalmente pela mobilização de movimentos e entidades sociais para a promoção do tradicional Grito dos Excluídos. Em Vitória da Conquista, o Fórum Sindical e Popular convoca a população para um ato na Praça Sá Barreto, a partir das 9h30.

Em nota, a Arquidiocese de Vitória da Conquista sugeriu a realização da Missa pela Pátria nas paróquias. “Considerando a situação política e social, agravada pela crise do coronavírus, pedimos que em toda Arquidiocese aproveitarmos este dia para rezar pelo Brasil. Na Celebração Eucarística pode ser utilizado o formulário da missa pela Pátria (Missal Romano, p. 907)”.

“O Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna. O Dia da Pátria, então, além de um dia de festa e celebração, vai se tornando também em um dia de consciência política, de luta por uma nova ordem nacional e mundial”, continua a nota.

Nos 27 anos da atividade que tem como lema “Vida em primeiro lugar”, é grande a movimentação. Centenas de cidades já confirmaram a realização do ato.

Segundo a Coordenação Nacional, responsável por essa promoção da Igreja Católica, a todo momento surge uma divulgação nas redes sociais, convocando a população, o que torna praticamente impossível de se realizar um mapeamento preciso.

Além do Brasil, ações estão confirmadas na Alemanha e em Portugal.