Fligê 2023Cobertura da Feira Literária de Mucugê - 6ª edição.
A jovem professora Fabiana Moura, de Jequié, foi pela primeira vez para a Feira Literária de Mucugê (Fligê) apresentar o seu primeiro livro publicado: “Em Estado de Poesia”. “A literatura foi um lugar que sempre me habitou, as bibliotecas, as bibliotecas comunitárias, e aí foi que em 2021 que esse livro então nasceu e fui garimpar editoras porque é difícil e custa caro, né?”, lembra.
O livro foi publicado por uma editora de Jequié, depois do incentivo de uma candidata a vereadora que, durante a campanha, descobriu o talento que estava ao lado dela na caminhada política. “A gente fazia rodas de leitura e foi ela que descobriu em mim o talento e me disse que precisava ser publicado”.
Segundo ela, “Em Estado de Poesia” é uma obra sobre mulheres, sobre autoconhecimento, sobre a existência e os enfrentamentos do povo negro brasileiro diante do genocídio. “É um livro que utiliza-se do pensar poético para tratar de diversas questões da nossa condição humana e das questões sociais”, afirma.
O livro reúne escritos do período da pandemia, do isolamento, mas também recupera textos que estavam guardados. “Muitos textos são de quando eu tinha 16, 18 anos, que eu escrevia e ia reescrevendo, reescrevendo, reescrevendo”, revela.
“A minha escrita no campo literário existe desde a minha adolescência porque a poesia era uma maneira que eu encontrava de me curar de muitas coisas à medida que eu ia escrevendo e guardando esses textos em um caderno, em um caderninho guardado dentro de um baú”, conta.