Topo Geral
Lista

5 livros sobre o luto

Falamos pouco sobre a morte e o luto, que tal ler um pouco sobre?

Conversa de Balcão

Conversa de BalcãoDicas, críticas e curiosidades culturais - para beber, beliscar e jogar conversa fora.

29/08/2021 22h46Atualizado há 2 meses
Por: Redação
55

“Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre”.

Assim Ariano Suassuna escreveu em “O Auto da Compadecida” sobre a chegada da morte, que na história, foi do cachorro. Mas, por mais que a gente saiba, veja nos filmes, nas séries, nas novelas, nos documentários e nos telejornais, acredito que falamos pouco sobre a morte e o processo de luto (que não é igual para todos). E, talvez mais grave, evitamos pensar sobre a definitiva partida.

Com a pandemia da Covid-19 e as milhares de perdas, de pessoas tão queridas e tão próximas, somadas às outras causas de mortes, que não pararam de acontecer, fomos abatidos por esta atual realidade que afeta a cada um de uma maneira e em pesos diferentes, não deixando porém de ser um fardo bastante pesado.

Nesta primeira edição da coluna, estou listando livros que me recomendaram e que podem nos ajudar nesse processo de convivência com o luto e com os nossos momentos de tristeza e de saudade. Uma coisa eu já aprendi, o luto é pra sempre, como vamos lidar com ele é o que faz a diferença.

1 - “A morte é um dia que vale a pena viver”, de Ana Claudia Quintana Arantes

Nesse livro, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.

2 - “Notas sobre o luto”, de Chimamanda Ngozi Adichie

Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam.

3 - “Amor e perda”, de Colin Murray Parkes

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio.

4 - “Conversando sobre o luto”, de Edirrah Gorett e Maria Aparecida Mautoni

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

5 - “Os cinco convites”, de Frank Ostaseski

Unindo orientações práticas, histórias reais emocionantes e a sabedoria budista, o autor oferece um norte para quem está passando por alguma dificuldade emocional, lidando com uma perda dolorosa ou uma doença grave – seja ela sua ou de alguém querido. Seus cinco convites são um chamado para colocarmos a vida em perspectiva e enxergarmos a sabedoria essencial que a morte tem a transmitir para todos nós.

 

*Apresentação dos livros retirados do site da Amazon