Bahia sem fome
Comida

Há 46 anos, Dona Nena oferece seu tempero em Mucugê

A mais famosa comida caseira da região é parada obrigatória para visitantes e turistas

Conversa de Balcão

Conversa de BalcãoDicas, críticas e curiosidades culturais - para beber, beliscar e jogar conversa fora.

13/08/2023 17h38Atualizado há 1 ano
Por: Ailton Fernandes
Dona Nena, há 46 anos servindo bem

Quem visita a região da Chapada Diamantina, na Bahia, a partir de Mucugê também visita o mais antigo restaurante do lugar. “Nem gosto de dizer que é restaurante, aqui é nossa casa”, diz a senhora Ana, popularmente conhecida como dona Nena. “Desde criancinha era Nena, ficou. Se procurarem pelo restaurante de dona Ana, ninguém sabe”, brinca.

O restaurante funciona no mesmo lugar onde ela começou, há 46 anos, a receber pessoas para o almoço, em sua casa. “Isso começou porque quando abriu o banco aqui, não tinha um lugar pro pessoal comer. O gerente veio me pedir pra cozinhar pra eles, aí não parei mais”, lembra ela, que hoje aos 83 anos, segue à frente do que virou o negócio da família e é parada obrigatória para trilheiros e visitantes da Chapada. 

Um casarão grande, de muitas portas e janelas, onde a cozinha e o quintal passaram a ser frequentados por pessoas de várias partes do mundo, turistas que se encantam com a simplicidade do lugar e se deliciam com a comida caseira, leve e bem temperada.

Os fregueses quase sempre encontram com ela ao lado do fogão a lenha onde as panelas, as frigideiras e os tachos se mantêm aquecidos. “É assim que eu gosto de ficar, é o que gosto de fazer”, diz ao mexer a comida. 

O cardápio é sempre diverso, com muitas opções. Mas, a típica comida do sertão nordestino prevalece, com uma pitada da culinária mineira. Galinha caipira, sarapatel de bode, feijoada, carne do sol, carneiro, pirão, farofa de andu, cortadinho de mamão verde, maxixe, quiabo, jiló… Quer uma dica? Vá experimentar! Certeza que você vai querer voltar logo a Mucugê!

O Restaurante da Dona Nena fica na rua principal do centro histórico de Mucugê, a Rua Direita do Comércio, e funciona todos os dias, para o almoço.

Ele1 - Criar site de notícias