Conversa de BalcãoDicas, críticas e curiosidades culturais - para beber, beliscar e jogar conversa fora.
Em comemoração aos 59 anos do Teatro Vila Velha, o cantor e compositor Tom Zé fez um show gratuito no espaço, no dia 31 de julho. O artista, que foi lançado no palco do mesmo teatro na década de 60, apresentou canções do seu repertório em um show marcante e muito simbólico.
“Espaço maravilhoso, no qual começou tanta coisa da minha vida e da cultura brasileira!”, escreveu o cantor nas redes sociais.
Tom Zé, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia, em 1964, se apresentaram na programação de inauguração do espaço com a peça "Nós, por exemplo", que apesar de ter sido organizada às pressas, foi um sucesso de bilheteria.
Antes do início do show, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a revitalização do teatro.
O teatro - Inaugurado durante a Ditadura Militar do Brasil, o espaço resistiu ao governo, acolheu artistas e estudantes perseguidos e abrigou encontros do movimento estudantil.
Caracterizado por Gilberto Gil como "pia batismal dos artistas baianos", o teatro foi o primeiro palco dos atores Othon Bastos, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Virgínia Rodrigues. O Vila também recebeu os Novos Baianos e uma série de outros artistas.
Foi também no Teatro Vila Velha que foram julgadas e aprovadas as anistias políticas do cineasta Glauber Rocha e do guerrilheiro Carlos Marighella.