Na tarde desta sexta-feira (28), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) promoveu uma reunião on-line para elaborar as propostas do Plano de Participação Cidadã Adolescente (PPCA), que integrará o Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa faz parte das ações de cidadania do Selo Unicef (2021-2024).
Os jovens de 12 a 17 anos que compõem o Nuca discutiram as quatro temáticas sugeridas pelo Unicef para nortearem o PPCA: “Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero”, “Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos”, “Enfrentamento ao racismo e às violências” e “Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas”. Além disso, o grupo sugeriu a inclusão de um novo tema: trabalho infantil.
Para cada um desses eixos, os jovens elaboraram cinco propostas de ações para serem implementadas pelo Município ao longo das atividades do Nuca nesta edição do Selo Unicef. O objetivo é incentivar a autonomia, o protagonismo e a cidadania do jovens, motivando a sua participação na vida comunitária e na construção de políticas públicas para a sua realidade.
A mobilizadora de assistência social do Selo Unicef e mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro, falou sobre a importância dessa ação. “Na construção do PPCA, nós incentivamos esses meninos e meninas a opinar, a se expressar, a conhecer os seus direitos, a reivindicar melhores condições de vida através das atividades que vão ser produzidas no município, para garantir a eles os seus direitos e para que seus direitos humanos não sejam violados”, afirmou.
As propostas elaboradas nesta tarde serão encaminhadas para discussão dos grupos de trabalho que compõem o Fórum Comunitário do Selo Unicef.
A reunião também contou com a participação da mobilizadora da saúde do Selo Unicef, Gislany Fontes, e de gerentes dos Cras municipais.