Bahia sem fome
Bahia

Ação de conscientização da Prefeitura alerta sobre o combate à intolerância religiosa

Quem passar pela Praça Tancredo Neves nos próximos dias encontrará as árvores enfeitadas de laços brancos, um gesto simbólico dos povos de terreiro...

21/01/2022 16h35
Por: Redação
Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Quem passar pela Praça Tancredo Neves nos próximos dias encontrará as árvores enfeitadas de laços brancos, um gesto simbólico dos povos de terreiro, que declara o amor pela cidade e também marca o dia de Combate à Intolerância Religiosa que acontece neste 21 de janeiro.

Para explicar aos passantes da praça sobre a Alvorada dos Ojás e também sobre o combate à intolerância religiosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), realizou uma ação de orientação com distribuição de panfleto informativo sobre o assunto.

“Segundo informações da Rede Caminho dos Búzios, este é o oitavo ano que o povo de terreiro realiza a Alvorada para chamar atenção contra a intolerância religiosa, ação essa que tem todo apoio da Prefeitura de Conquista”, explicou a coordenadora da Coopir, Olinda Pereira.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, “as ações desenvolvidas pela Semdes materializam o compromisso do governo municipal com o enfrentamento à toda forma de preconceito e fortalece uma perspectiva de Direitos Humanos “.

Professor Maurício e amiga
Professor Maurício e amiga

Passando pela praça, o professor Maurício de Oliveira Silva, avaliou como positiva a ação e acredita que todas as religiões devem ser respeitadas e isso não deve ser diferente com as religiões de matriz africana. “Isso demonstra que essas religiões afro existem, que elas devem ser respeitadas, elas trazem a ancestralidade das pessoas negras que já sofrem com o racismo. Eu entendo que este laço simboliza que eles abraçam a cidade, que eles querem ser livres, que eles querem ser respeitados”, salientou Maurício.

Líder evangélica também participa de roda de conversa sobre tolerância religiosa
Líder evangélica também participa de roda de conversa sobre tolerância religiosa

Roda de conversa– Além da ação na Praça, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedrinhas promoveu uma roda de conversa com o tema “Intolerância Religiosa: é preciso combater”. A ação aconteceu no auditório da Faculdade Santo Agostinho e contou com a participação de representações de várias religiões. Para a bispa da Igreja Batista El Shaday, Rita Fernandes, a intolerância é um mal que atinge todas as religiões. “Nossa igreja sofre com as ações de intolerância, mas não temos o costume de denunciar. Eu respeito todas as religiões, tenho amigos de várias denominações. Eu sou contra a intolerância e combato isso na minha igreja”, declarou Rita.

 

Ele1 - Criar site de notícias