Zap do site
Conquista

Gripário Municipal já realizou mais de 1.800 atendimentos

De acordo com a Prefeitura, foram mais de 300 atendimento por dia; porém, a capacidade diária é de 150 atendimentos

17/01/2022 18h50Atualizado há 4 meses
Por: Redação
Fonte: Secom PMVC
77
Foto: Reprodução/Secom
Foto: Reprodução/Secom

Desde que o Centro Covid-19 foi transformado no Gripário Municipal, no último dia 10, para atender aos casos leves de Síndrome Gripal encaminhados pelo call center ou pelas unidades de saúde, até o sábado (15), já foram realizados 1.843 atendimentos médicos no serviço.

Nesse período, também já foram feitos 1.328 testes de pesquisa de Antígeno para auxílio diagnóstico da Covid-19 e 22 pacientes ficaram em observação na unidade, sendo todos liberados no mesmo turno de atendimento. Os casos foram de pessoas com sintomas leves e não foi necessário fazer nenhum encaminhamento para unidades hospitalares.

“Com a mudança para o Gripário Municipal, o nosso foco maior neste momento é fazer a triagem desses pacientes com sintoma gripal em tempo oportuno, ofertar atendimento médico e dar as devidas orientações para que ele possa se recuperar, em isolamento, em casa. O número de notificações tem sido muito grande e temos feito um grande esforço para conseguir atender a nossa população”, afirmou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

O gripário funciona todos os dias, de 7h às 19h, na esquina das avenidas Régis Pacheco e Integração, com entrada pela Régis Pacheco. A capacidade diária é de 150 atendimentos, entre consultas médicas e realização de teste para Covid-19. A equipe é composta por três médicos, oito profissionais de enfermagem e farmacêutico.

As pessoas que estão apresentando sintomas gripais podem fazer a sua notificação on-line pelo site notifica.pmvc.ba.gov.br , pelo call center por meio do número 3429-3450 ou nas unidades de saúde. Pela grande demanda o atendimento telefônico pode demorar mais que o desejado.