Topo Geral
Conquista

Após reclamações, Prefeitura amplia central telefônica da Covid

O número disponibilizado pela Prefeitura é o 3429-3450, mas só funciona entre 8 e 18 horas

14/01/2022 13h50Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Secom PMVC
49

“Por conta do grande número de chamadas, as nossas linhas acabam ficando congestionadas e as pessoas podem não conseguir atendimento naquele momento", reconhece a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, a respeito das recentes queixas da população de Vitória da Conquista.

De acordo com a Prefeitura, nos últimos dias, o número de notificações de pessoas com Síndrome Gripal aumentou no município e o Call Center tem recebido uma demanda de 400 a 500 ligações por dia para realização do cadastro no sistema municipal.

Para amenizar o problema, nesta semana, o Call Center foi ampliado para 12 linhas telefônicas ativas com operadores, pelo número central 3429-3450, que funciona de 8h às 18h, para realizar as notificações e agendamento de testes e consultas médicas no Gripário Municipal.

"Mas também existe outra forma de fazer o cadastro que é na nossa plataformaon-line, que é mais simples e mais rápido, e nossos operadores vão realizar o agendamento da testagem ou consulta. Logo após, já recebe uma mensagem de whatsapp com todas as informações necessárias”, explica a secretária.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia feito uma mudanças no Call Center que passou a ser PABX, uma central telefônica com um único número para diversas linhas, e desativou os antigos números para otimizar o atendimento à população. Além disso, disponibiliza também o site Notifica PMVC para realização do autocadastroon-line, como forma de desafogar a grande demanda.

As chamadas atendidas pelos operadores costumam demorar um pouco mais, pois é necessário coletar todas as informações pessoais e histórico de sintomas para realizar o cadastro de cada pessoa. Com o fluxo intenso de chamadas, os usuários podem optar por fazer o registro da sua notificação de forma mais rápida pelo site notifica.pmvc.ba.gov.br

A Prefeitura informa ainda que as unidades de saúde também estão atendendo dos pacientes com sintomas gripais leves, emitindo atestado para aqueles que precisam de afastamento do trabalho e, caso necessário, encaminham paciente para o Gripário Municipal, que atende somente pelas vias de agendamento pelo Call Center, pelo site ou unidades de saúde.