Topo Geral
Bahia

Secretaria Municipal de Saúde informa sobre acesso ao medicamento Tamiflu para pacientes com síndrome gripal

Com o aumento de casos de Influenza A no município a procura pelo medicamento Oseltamivir (Tamiflu) tem sido grande nas farmácias da Família, mas o...

14/01/2022 12h20
Por: Redação
Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
8
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Com o aumento de casos de Influenza A no município a procura pelo medicamento Oseltamivir (Tamiflu) tem sido grande nas farmácias da Família, mas o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde foi muito pequeno e não é suficiente para atender à grande demanda.

O medicamento é utilizado para o tratamento da síndrome gripal em pacientes que apresentam fatores de riscos e para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme Protocolo de Tratamento da Influenza estabelecido pelo Ministério da Saúde. A prescrição médica deve ser considerada baseada em julgamento clínico, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença, além dos medicamentos sintomáticos e da hidratação, independentemente da situação vacinal, mesmo em atendimento ambulatorial.

Assim, a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu um novo fluxo para retirada desse medicamento e reforçou a orientação a todos os médicos da rede municipal, sobretudo os que atuam no Gripário Municipal, sobre a necessidade de seguir rigorosamente o protocolo para o uso racional do medicamento. “É uma forma de priorizar os pacientes de risco que, de fato, necessitam do tratamento com o Tamiflu”, ressaltou Halanna Ferraz, coordenadora da Assistência Farmacêutica.

Neste momento, o Oseltamivir (Tamiflu) não está disponível para dispensação nas farmácias da Família, mas apenas na farmácia do Gripário Municipal. Assim, os pacientes para serem atendidos no Gripário deverão ser encaminhados pelo Call Center ou pelas unidades de saúde. Após a consulta, se identificada a necessidade de uso do Tamiflu, este será prescrito e realizada a dispensação para o paciente.

Os pacientes em internamento hospitalar na rede SUS que têm prescrição de Tamiflu terão acesso ao medicamento na própria instituição. Para os pacientes internados em hospitais da rede privada, a garantia do acesso é de competência da referida unidade hospitalar e, em caso de indisponibilidade do medicamento no hospital, a coordenação deve entrar em contato com a Central de Abastecimento Farmacêutico do município (este fluxo se mantém sem alteração).

Para notificação – notifica.pmvc.ba.gov.br  ou (77) 34729-3450.