Topo Geral
Chuvas

Nível do Rio São Francisco ultrapassa 8 metros em Bom Jesus da Lapa

Nível da represa Três Marias segue subindo; cidades estão em alerta

11/01/2022 15h00
Por: Redação
Fonte: Notícias da Lapa
125

O Rio São Francisco chegou no início da tarde desta segunda-feira (10) a cerca de 8,10 metros, subindo 32 cm durante os últimos dois dias. Com isso, começando a causar impactos na vida das famílias ribeirinhas.

Quem já começou a sentir em maior intensidade do efeito provocado pelo volume de água que chega à Bom Jesus da Lapa foram os moradores das Ilhas do Banco do Jogo, Carrapato e Ilha da Prata, que ficam num nível mais baixo em relação ao rio.

Já na sede, o único local atingido, até o momento,  foi a Barrinha, onde alguns quiosques próximos ao rio foram invadidos pela água.

Outra cidade ribeirinha na região que está em alerta é a cidade de Malhada, a 148 km de Bom Jesus da Lapa, na divisa do Estado de Minas, onde o leito do rio é mais largo. O rio São Francisco já atingiu 7,08m, e já começou a jogar nas principais lagoas do município.

O aumento das águas do Velho Chico em Bom Jesus da Lapa e nas cidades ribeirinhas da região é resultado das intensas chuvas sobre as cabeceiras e afluentes do rio nos últimos dias, que refletem no nível do rio no Norte de Minas e na Bahia.

Com o grande volume de água, a Hidrelétrica Três Marias segue aumentando o nível útil, e conforme dados obtidos está em 68,43% de sua capacidade.

Conforme o CPRM, as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a cheia mais recente foi registrada no  mês de março de 2020, quando o  nível do Velho Chico chegou em 8,14m.

Bom Jesus da LapaBom Jesus da Lapa - BA A cidade se desenvolveu por meio de uma gruta localizada dentro de um dos morros que compõem o município. Banhada pelo Rio São Francisco, a Lapa, como é conhecida, atrai visitantes de várias partes do Brasil por conta da famosa romaria do Bom Jesus, a terceira em número de visitantes no Brasil, com um público estimado de 700 mil romeiros.
Vitória da Conquista - BA
Atualizado às 10h25
24°
Pancada de chuva Máxima: 28° - Mínima: 17°
24°

Sensação

10.1 km/h

Vento

55.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner Lateral
Banner Pequeno
Municípios
Banner Pequeno 2
Últimas notícias
banner pequeno 3
Mais lidas
Banner pequeno 4
Banner pequeno 5